Artigos de Marcos Costa http://www.diariodoturimo.com.br/13/2/2009
As armadilhas da precificação FEE
Marcos Costa*
Grandes empresas que necessitam terceirizar os serviços de Viagens e Eventos Corporativos estão caindo em uma armadilha perigosa, "A Precificação FEE" que a princípio é uma alternativa transparente de remuneração na relação entre a Empresa Contratante e Agência de Viagens Contratada. Para amenizar esse nó, sou a favor que se regulamente o modelo de Precificação, desde que, o Decreto Lei que garante as comissões das agências seja revisto, pois não haverá transparência enquanto as regras para aplicação do “FEE” não forem claras.
Bom... Por falta de políticas claras e fiscalização do setor de viagens e eventos corporativos no Brasil, o modelo adotado por algumas empresas e administrados por grandes agências ou TMC’S (Travel Management Companies) “como gostam de ser chamados”, se tornou um verdadeiro balaio de gato! Todos querem estar na moda da Precificação FEE, mas poucos sabem realmente como precificar sua agência e cobrar pelos serviços prestados ao cliente. Na prática, cada agência trabalha de forma particular, não existe uniformidade ou diretrizes a serem seguidas! Muito se discute, mas pouco é efetivamente realizado para que haja uma relação eficiente e transparente.
Quem perde com tudo isso é o setor e principalmente quem paga a conta é o Cliente.
Este, por sua vez, tenta na maioria das vezes por esforço próprio entender e ajudar o setor que fatura R$ 33,01 Bi (último levantamento divulgado pela Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas - IEVC) a se profissionalizar; me sinto envergonhando por perceber o quanto é lento a evolução e a profissionalização do setor!
Resumindo, a Precificação FEE é um modelo sério que funciona muito bem, mas em Países onde a Lei é aplicada e o setor rigorosamente fiscalizado.
O que tenho observado e constatados nas Consultorias e Auditorias realizadas é a fragilidade de empresas que gastam milhões em viagens e eventos corporativos, sendo sistematicamente lesados, vale ressaltar que são diversos os motivos; listei algumas fontes de irregularidades identificadas com mais freqüência:
Valor do FEE cobrado, insuficiente para cobrir despesas operacionais e ainda obter lucro para Agência;
Comissão e Incentivos não repassados a Contratante;
Contratos Net ou Net/Net falsos, prejudicando Agência e Empresa;
Taxas e Tributos repassados indevidamente;
Mão de obra totalmente em desacordo com a CLT;
Reembolso perdidos, bilhetes pagos e não utilizados;
Serviços pagos e não realizados;
Serviços realizados e não pagos;
Notas Fiscais emitidas fora do domicílio do Contrato;
Entre outros...
Enquanto isso... vamos tentando achar uma fórmula certa para que Clientes e Fornecedores encontrem uma alternativa saudável na relação de serviços.
Podemos ir um pouco mais além; na realidade temos obrigações como contribuintes e cidadãos, de cobrar dos governantes políticas públicas sérias que regulamente o setor de viagens e eventos corporativos no Brasil, apesar de que, para o governo a impressão que temos é que viagens corporativas não existem!
PREZADOS COLEGAS, é lamentavel o que esta acontecendo no mercado, agencias enganando empresas e empresas nao prestigiando o servido das agencias...!! o Fee veio para ficar...esquecam o passado. o que temos que fazer é ir atraz de tecnologia para atender a demanda!! Hoje no mercado transparencia é excessão infelizmente, contratos de fee são mais uma ferramenta para enganar o cliente. outro dia notei em uma concorrencia um fee de R$ 12,00.acreditem. Ai que saudades do comissionamento!!
ResponderExcluirCara Hamilton,
ResponderExcluirQuando naõ existe carater, não importa o tipo de precificação, pode ser Fee, Rebate ou qualquer outra... o empresário mal carater sempre encontra uma forma de enganar para ganhar mais! A mudança depende de pequenas ações e muita batalha! Vamos fazer a diferença!
Abraço,
Marcos Costa
Olá Marcos,
ResponderExcluirMuito interessante seu blog. Difícil achar blogs com assuntos realmente bem debatidos na nossa área. Convido vc para conhecer o meu: http://gabrielaotto.blogspot.com
Se quiser me mandar algum texto, posso publicar com os devidos créditos e vc faria o mesmo no seu. Assim divulgamos nossos blogs mutuamente. Dá uma olhada lá e me fale! Um abraço e continue escrevendo! Gabriela