
Grandes empresas que terceirizam os serviços de Viagens e Eventos Corporativos, estão caindo em uma armadilha perigosa, "A Precificação FEE" que a princípio parece uma alternativa transparente de remuneração na relação entre a Empresa Contratante e Agência de Viagens Contratada. Infelizmente alguns empresários mal intencionados, já conseguiram perverter um modelo sério que funciona em Países onde a LEI é aplicada e o setor fiscalizado. O que temos observado e constatados nas Consultorias e Auditorias realizadas é um esquema de grandes Agências com Fornecedores, com o único intuito, arrecadar muito $$$ com a falta de conhecimento técnico de Gestores das Empresas. Podemos elencar os principais fontes de receita irregulares:
1. Comissão e Incentivos pagos a Agência e não repassada a Contratante;
2. Contratos Net ou Net/Net falsos;
3. Taxas e Tributos repassados indevidamente;
4. Mão de obra totalmente em desacordo com a CLT;
5. $$$ de Reembolso perdidos;
6. Serviços pagos e não realizados.
Perguntas:
1. Sua Empresa confia no fornecedor Contratado?
2. Já teve alguma situação de irregularidade constatada em sua Empresa?
3. A Agência que você trabalha se enquadra neste esquema ou trabalha de forma honesta?
4. Passou por algo parecido?
Participem, não há necessidade de identificação, sua opinião é muito importante !
1. Comissão e Incentivos pagos a Agência e não repassada a Contratante;
2. Contratos Net ou Net/Net falsos;
3. Taxas e Tributos repassados indevidamente;
4. Mão de obra totalmente em desacordo com a CLT;
5. $$$ de Reembolso perdidos;
6. Serviços pagos e não realizados.
Perguntas:
1. Sua Empresa confia no fornecedor Contratado?
2. Já teve alguma situação de irregularidade constatada em sua Empresa?
3. A Agência que você trabalha se enquadra neste esquema ou trabalha de forma honesta?
4. Passou por algo parecido?
Participem, não há necessidade de identificação, sua opinião é muito importante !
Marcos, bom dia
ResponderExcluirGostaria de parabenizar a sua iniciativa de criar um blog tão esclarecedor.
Marcos,
ResponderExcluirEm primeiro lugar queria te parabenizar pelo seu incrivel blog! Achei o máximo.
Segundo gostaria de dar minha opinião sobre o assunto do famoso "FEE"... A maioria das empresas que contratam as agências de viagem nao estão completamente inteiradas nos valores reais do que estão comprando... apenas contratam e pagam o que apresentamos no orçamento, sem questionar... mal sabem elas que além desse famoso "FEE", as agências colocam um over em cima do valor real de cada serviço de até 15%, fora isso ainda recebem uma boa comissão dos fornecedores. Se o fornecedor for um bom parceiro, apresentam um contrato com tarifa net/net, porém ainda sim recebem a sua porcentagem em cima dos serviços por fora. Creio que uma boa consultoria/auditoria é a melhor solução para essas empresas que estão gastando absurdos de dinheiro sem necessidade, para falar o português correto, estão sendo passadas para trás.... pensem bem nisso!!!!!
Alessandra,
ResponderExcluirEsse debate livre é o quem queremos estimular, seu testemunho demonstra uma realidade que conhecemos bem! agradeço por postar seu comentário, pois neste mercado de Coronéis, são poucos que tem essa coragem.
Obrigado,
Marcos Costa
Caro Marcos agradeço por nos ter apresentado seu blog. As constatações apresentadas por você realmente nos assustam pois firmamos contratos com as agências de viagens na expectativa da boa fé, e infelizmente os pontos levantados já vinham nos preocupando há algum tempo, mas não passavam de impressões de quem não conhece tão bem assim o mercado de viagens.
ResponderExcluirPrecisamos conhecer melhor o trabalho da Consultoria, temos um volume de compras em viagens e principalmente em Eventos muito elevado e acredito que não estejamos sendo bem assistido nesse setor atualmente.
Faremos contato o mais breve possível,
Parabéns,
Fábio
Marcos,
ResponderExcluirComo todas as mensagens anteriores, parabenizo-o pela iniciativa. Realmente são poucos os que têm esta coragem de "jogar limpo" e lutar pela transparência no mercado de Viagens Corporativas.
Você sabe do que já passei sendo funcionária de empresa de eventos que tinha esta postura irregular... é triste quando nossa intenção é manter um trabalho claro e honesto para garantir a confiança e satisfação dos nossos clientes, porém quando nossos superiores não seguem o mesmo caminho tudo se torna difícil e inviável continuar...
Falta mesmo alguém que esclareça e instrua os clientes corporativos para que não percam tempo nem dinheiro com agências que pensam única e exclusivamente em seu próprio bolso. Parabéns mais uma vez!
Beijos,
Carol.
Obrigado Carol!
ResponderExcluirContinuo acreditando que ainda tem jeito, pois existem muitos profissionais decentes e ainda empresas que trabalham corretamente, o problema é que estes profissionais e empresas não tem espaço que merecem!
Marcos
è interessante como ainda tem gente honesta neste mundo!!!
ResponderExcluirtentar mostrar transparencia em um mar de Lodo q è o Mercado Corporativo de Viagens Brasileiro manipulado pelas grandes agencias è uma Mission: Imposible!!!!
Parabens Marcos Costa pela tua atitude tao pouco valorizada neste meio cujo o Capital prevalece.
Morei na Europa e comprovo o q disse...realmente la o Mercado Corporativo e o fisco andam de maos dadas!!!!
O Mercado Corporativo de Viagens pode finalmente respirar aliviado pois existem pessoas honestas como Vc...
Marcos, boa tarde
ResponderExcluirTenho acompanhado sua coluna no Diario do Turismo, e gostaria de parabenizar sua atuação em um segmento do Turismo ainda não muito explorado.
São assuntos esclarecedores, que inovam o segmento, em um momento bem delicado como a crise mundial.
Onde as empresas buscam economizar, reduzir custos, sua empresa com certeza tem feito a diferença.
Caro leitor,
ResponderExcluirAgradeço por acompanhar meu trabalho! A participação e aceitação deste projeto é o que tem me motivado a continuar, pois é uma caminhada longa, mas revigorante a cada Projeto concluído.
Grande abraço e Obrigado
Marcos Costa
Marcos
ResponderExcluirBoa Tarde!
Como Podemos identificar essas irregularidades? Eu por exemplo geralmente recebo fatura para pagamento de TF - Transaction FEE e dentro de uma só nota fiscal percebi que a agência quer que eu pague a transaction fee c/ desconto ( que na verdade seria o repasse de comissão das companhias aéreas )tudo em uma só nota fiscal. Isso é correto? Se é que você me entendeu.... Preciso saber como identificar essas irregularidades
Cara Fernanda,
ResponderExcluirPrimeiro me desculpe pela demora em responder! Quanto ao seu questionamento existe sim irregularidade na prestação de serviços do seu fornecedor, pois pelo que entendi não é clara a apuração de comissão e incentivo, além do que não se faz encontro de contas, sua empresa deve pagar o Fee da Agência e receber o reembolso de comissão e incentivo via carta de crédito, são dois processos completamente distintos. Sugiro que seja feito um diagnostico mais aprofundado para que seja identificado exatamente o que esta acontecendo.
me manda um e-mail: marcos.costa@costatravelsolutions.com.br
Grande abraço,
Marcos
Marcos,
ResponderExcluirPor favor me passe mais esclarecimentos e como fazer um calculo correto do fee sem que isso venha lesar um cliente. Grato pela atenção
Marcos Costa,
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho divulgando estas informações aos gestores das empresas que precisam a verdade perante aos serviços prestados pelas agencias de Turismo. Realmente existem agencias honestas e muitas desonestas, principalmente as de grande portes e as "famosas".
Todos os gestores tem de memorizar que ninguem trabalha de graça e nem "baratinho". Tudo tem custo e nenhum trabalhador ira querer prestar um serviço complexo e de grande responsabilidade para ganhar pouco.
Já vi proposta de Fee de agencia de grande porte de custo zero, também já vi em uma empresa que possuia um acordo de Transection Fee de R$ 12,00 (valor muito baixo) em que o relatorio da agencia era um verdadeiro absurdo de tramóias, a empresa deixou que a propria agencia fizesse as conferencias e ninguem na empresa fiscalizava, isso já acontecia a mais de 8 meses.
Achei interessante que em seu blog voce informa de uma planilha para ajudar as agencia, mas não consegui acessar, voce poderia disponibiliza-la novamente?
Obrigado e parabéns!
Wilson Grangeiro